Como a doença renal crônica (DRC) afeta a vida?
Será necessária uma adaptação ao tratamento com alterações da rotina diária, afetando hábitos, prioridades e horários.
Pode haver problemas emocionais?
É normal manifestarem-se sentimentos de ansiedade ou depressão, e também tristeza, pesar, confusão, medo e até raiva, mas eles desaparecerão à medida que o tratamento se tornar familiar e confortável. Se apresentar algum destes sintomas, converse com o médico, com os familiares e com o assistente social.
Como enfrentar a situação?
Informe-se sobre a DRC e o tratamento, pratique atividade física, mantenha seus relacionamentos pessoais e de amizade, faça planos e estabeleça metas. Mantenha uma atividade produtiva.
Como a DRC influencia o casamento e os familiares?
Os familiares também poderão apresentar os mesmos sintomas emocionais, além da preocupação com o seu bem-estar físico. Conversar com outros familiares e com o assistente social pode ajudar.
Como fica a questão do relacionamento sexual?
Pode haver alterações do desempenho e do desejo sexual. Converse com o médico que irá orientá-lo. Seguir as orientações da equipe médica, parar de fumar e fazer exercícios contribuem para melhora da vida sexual.
Quem poderá ajudar nas questões familiares e nas dúvidas?
O assistente social lhe orientará nas questões familiares, de transporte, legais, financeiras e também nas incertezas quanto ao futuro do tratamento. Estas conversas são confidenciais.
O que é reabilitação?
É quando uma pessoa apresenta uma condição de doença crônica e consegue manter ou recuperar bem-estar, relações familiares significativas, atividades prazerosas e pensamento positivo.
Atividade remunerada ou útil, como trabalhos em casa, jardinagem e tricô ajudam neste processo. Procure os grupos de apoio do seu município.
Como fica o trabalho?
A maioria das pessoas pode manter o trabalho. Às vezes é necessária a compreensão do empregador para possíveis ajustes de horários. Adaptações devem ser feitas se o trabalho exigir muito esforço físico.
Como fazer para viajar?
Com antecedência, procure o serviço social e comunique a data e o destino de sua viagem, este contatará o serviço de diálise mais próximo e agendará o tratamento.
Quem orienta sobre transplante renal?
O médico definirá suas condições clínicas para o transplante e após o serviço social fará os contatos e dará as orientações necessárias.
Comments